segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pé torto congênito bilateral

Bom dia. Hoje vim falar sobre uma má-formação que o meu reizinho Davi Felipe nasceu. Nós descobrimos que ele teria os pés tortos com a ecografia morfológica e desde então estamos estudando e buscando informações sobre o tratamento adequado. Davi Felipe já começou o tratamento. Infelizmente não está no hospital que gostaríamos, por ser referência nacional. É um hospital muito seletivo e como o reizinho tem mais duas más-formações, o hospital em questão quer que as outras cirurgias sejam feitas antes. Porém não iremos privar o Davi de poder dar seus primeiros passos ou começar o tratamento enquanto bebezinho, já que a cirurgia da fenda palatina será feita apenas após 1 ano de vida e a cirurgia da hipospádia apenas depois dos 4 anos de idade. A melhor época de se começar o tratamentos dos pezinhos é enquanto recém-nascido.


Esse post foi feito para elertá-los sobre essa má-formação, pois muito desconheciam e para que jamais desistam de lutar pelo bem estar de seus filhos, mesmo diante de tantas dificuldades. Não podemos privar nossas crianças de um tratamento digno, no período correto, simplesmente porque um hospital muito seletivo te fecha a porta. Deus sempre abrirá novas oportunidades, mas para isso é preciso perseverar, ter fé e lutar. E é isso que estamos tentando fazer. Muitas pessoas têm nos ajudado, outras não. Mas é assim que descobrimos quem se importa conosco.
Estamos fazendo o tratamento em Hospital particular, mesmo sem condições, pois tem saído muito caro, mas temos fé e confiança que o Hospital referência em ortopedia aqui em Brasília ainda nos chamará. Estamos confiantes na vitória, pois o nosso Deus é o Deus de vitórias e não há limites para o Seu poder agir!


Algumas informações importantes:



Introdução
O Pé Torto Congênito (PTC) é uma deformidade complexa que envolve ossos, músculos, tendões e vasos sangüíneos. O pé é geralmente pequeno e assume a posição em eqüino-varo-supinado (calcanhar elevado, pé voltado para dentro e rodado para cima)
Figura 1: Pé torto congênito bilateral

Figura 2 : Davi Felipe ainda na UTI neo. Close no pé torto congênito bilateral .



Figura 3: Davi Felipe lindo da mamãe!


Incidência
A deformidade ocorre em cerca de 1 para 1000 nascidos vivos e é bilateral em 50 por cento das crianças. Os meninos são duas vezes mais acometidos do que as meninas.

Causa
A causa do PTC ainda não é bem conhecida. Algumas teorias procuram explicar o mecanismo pelo qual se desenvolve a deformidade. De acordo com a teoria esquelética, o defeito primário estaria na deformidade de alguns ossos do pé. A teoria muscular fundamenta-se em achados de estudos ao microscópio eletrônico, que demonstram alterações de fibras musculares no PTC. Conforme a teoria neurológica as alterações primárias estariam nos nervos periféricos. A teoria vascular baseia-se no fato de que anomalias arteriais em fetos e embriões podem determinar deformidades congênitas. Existe ainda a teoria da ‘parada do desenvolvimento embrionário’ que defende a idéia de que o pé permaneceria em seu estado embrionário desde a 5a. semana de gestação.
Estudos realizados em famílias de pacientes com PTC comprovam a importância da genética no aparecimento da deformidade, mas o exato mecanismo de herança ainda não foi determinado, talvez por existirem diferentes padrões de herança e causas. De qualquer forma a herança que mais tem sido considerada é a multifatorial, na qual há vários fatores envolvidos no desenvolvimento de uma deformidade congênita. Estes fatores são genéticos e ambientais. Partindo da suposição de um padrão de herança multifatorial e de estudos epidemiológicos, a recorrência da deformidade em um casal que tem um filho com PTC é, em média, de 4 por cento.
Diagnóstico
O diagnóstico do PTC é feito no recém-nascido através do exame físico, que tem como um dos objetivos afastar outras condições que também se apresentam com pé torto ao nascimento. Como algumas crianças têm luxação dos quadris associada, os quadris devem ser sempre avaliados. O exame neurológico deve ser realizado em todas as crianças, objetivando afastar a possibilidade de pé torto neurogênico (secundário a desequilíbrio muscular de causa neurológica), que é tratado de maneira diferente do PTC. Pés muito rígidos nas fases iniciais vão, provavelmente, necessitar tratamento cirúrgico, e uma diferença importante entre o pé normal e o envolvido sugere deformidade mais grave.

Diagnóstico Pré-Natal
A ultrassonografia é sensível para diagnóstico pré-natal de pé torto a partir da 20a. à 24a. semana de gestação.

Exames Complementares
1) Estudo radiográfico de coluna e quadris, se o exame físico demonstrar alguma anormalidade.2) O exame radiográfico dos pés, nas incidências ântero-posterior e lateral com carga é útil nas crianças maiores, pois complementa o exame físico.

Tratamento
O tratamento deve ser iniciado logo após o nascimento com manipulação seriada e gesso (a cada semana, o pé da criança é suavemente estendido pelo ortopedista e a deformidade vai sendo corrigida gradativamente). Após cada manipulação é feita imobilização com gesso. A resposta a este tipo de procedimento é boa em muitas crianças.
Quando não se consegue uma boa posição do pé com manipulação seriada e gesso, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. A idade ideal da cirurgia do PTC permanece controversa. Há ortopedistas que recomendam a realização do procedimento nas primeiras semanas de vida, mas não há, na literatura, registros que realmente comprovem que crianças operadas precocemente apresentam melhores resultados. Além disso, quanto mais nova a criança, mais difícil a cirurgia e maior a possibilidade de hiper-correção ou correção insuficiente. A maioria dos cirurgiões concordam que a melhor idade para tratamento cirúrgico é entre três meses e um ano de idade. A cirurgia consiste de alongamento de tendão e liberação de ligamentos e da cápsula articular retraída, sabendo que as partes moles no pé torto são mais resistentes do que a parte osteocartilaginosa. No pós-operatório, o pé é imobilizado com gesso por três meses. A alta do hospital é precoce, mas a criança deve continuar sendo observada em casa. No caso de febre, aumento da dor, aumento do edema acima e abaixo do gesso, drenagem de secreções ou dedos dos pés frios, a criança deve ser reavaliada pelo ortopedista. A possibilidade de infecção ou compressão pelo gesso será investigada. O resultado da cirurgia é, geralmente, satisfatório, mas existe possibilidade de recorrência com o crescimento.


Figura 4: Davi Felipe e seu 1º gesso. A vitória é nossa filho!




Figura 5: Davi e sua primeira troca de gesso. O resultado foi surpreendente - Com apenas 15 dias de gesso seus pezinhos voltaram bastante ao lugar. Deus é fiel! Ele trocará de gesso de 15 em 15 dias durante 4 meses. Nós só saberemos se será necessário fazer cirurgia ao final do tratamento.

Figura 6: Davi e seu 2º gesso. Força filho, ainda faltam 7. Deus te abençoe e guarde!



39 comentários:

  1. Olá Déborah! Que alegria poder ver seu pequeno! Ele é lindo!
    Fico feliz por essa bênção divina em sua vida! Sei que Deus está contigo te abençoando e dando forças a cada dia de sua vida!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Deb, seu reizinho é muito lindo e fofo! E Deus os ajudará, nessa batalha! Tenho certeza q logo logo Davizinho ficará com os pezinhos curadinhos!
    Ele é fofo demais! Parabéns e muitas bençãos à vcs!
    Beijão
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Nossa Debi como ele está lindo...Que Deus continue abençoando a vida de vcs...
    Um beijão pra vcs viu!!
    Saudades!!
    Que Deus abençoe a vida de vcs cada vez mais!!!
    (Danuse)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog, não sabia que tinha um... Estou orgulhosa de você, por tornar um momento tão difícil em força para compartilhar com outras mães. Fiquem com Deus e saiba que Davi é forte como os pais dele. Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog, nem sabia que tinha um... Orgulhosa por você tornar esse momento difícil em força para outras mães. Fique com Deus e saiba que Davi é muito forte como os pais dele. Beijocas. Luciene

    ResponderExcluir
  6. Prima querida, Deus é fiel, seu filho é lindo e muito forte. Que o senhor Jesus continue abençoando a tua família. bjs de todos nós!!!

    ResponderExcluir
  7. oi Débora!

    Nossa como Deus é fiel! o Davi está cada dia mais lindo. E essa batalha já está ganha por vcs, pois é Deus que luta contigo!

    bjosss

    ResponderExcluir
  8. Força Deb!!! Adorei ver fotinhos do seu filhote e certeza que os pezinhos dele ficarão curados e vc ainda terá que correr muito atrás dessa coisinha linda da mamãe! Sei bem a batalha que foi para vs conseguir engravidar e esse "reizinho" tem tudo para ser um rei com pais tão amorosos!

    ResponderExcluir
  9. Debby, seu blog esta lindo!!!! mas mais lindo eh ver o seu amor e dedicacao pelo Davi...apesar de estar longe pela distacia, saiba que de coracao estou junta com vc nessa luta, super bjos amiga, amo vc!!!
    Renata

    ResponderExcluir
  10. PTC DO TEO
    Na Ecografia morfológica descobrimos que o Teodoro puxou a mim,nasceria com Pé Torto Congênito, e como disse o médico de todas as intercorrências que poderiam acontecer graças a Deus, foi a menor, eu sendo prova viva que o (PTC - Pé Torto Congênito) tem cura total, sou uma ex PTC a 32 anos, cuidada por uma mãe muito amorosa e dedicada, ela com toda fé e perseverança, me levava semanalmente para minhas trocas gessadas sem nunca falhar por nenhuma vez, e naquela época as retiradas eram feitas em casa, usei gesso por um longo período, foram 41 trocas semanais de gesso no total até a cirurgia aos 11 meses, então fiz uma cirurgia com corte de uns 10 cm na canela, a cirurgia visa soltar músculos e tendões, isso ocorreu em 1980. Hoje em dia o tratamento é bem menos demorado e o gesso se usa bem menos que antes, a cirurgia chamada Tenotomia é feita com apenas um furinho que nem ponto se leva, mas o mais importante pra nós é que nosso amorzinho Teodoro estava com sua saúde, crescimento e desenvolvimento seguindo dentro do normal e que seu PTC seria por nós tratado e muito divulgado para que outros não venham a ter vergonha de terem filhos com alguma intercorrência ou ainda outros tenham preconceito,nós desde sua concepção, até aquele momento, amamos mais ainda esse pequeno que como o próprio médico disse: Veio com a marca da família,pois além de mim, tive tios-avós que nasceram também com PTC.
    Teodoro nasceu dia 15 de janeiro de 2012 as 11h07min de um Domingo, pesando 3,315 kg e medindo 50 cm, cheio de saúde, chorando bastante com muito fôlego e disposição, ainda no hospital ligamos para o Hospital Sarah Kubitschek em Brasília, onde moramos e onde fiz o meu tratamento a anos atrás, informei sobre o Teodoro ter nascido com o pé torto congênito, e depois de uma entrevista por telefone e informações passadas, ficaram de nos ligar para que fosse informada a data de uma avaliação feita por um médico sobre o caso do Teo, tivemos então no dia 17 de janeiro a alta hospitalar, fomos para casa e no dia 19 de janeiro nos ligaram informando que dia seria a avaliação, Iniciamos o tratamento no dia da avaliação 24/01/2012,

    ResponderExcluir
  11. o médico então nos informou que o caso dele era o mais simples possível, Pé Torto Congênito Eqüinovaro-supinado bilateral (calcanhar elevado, os dois pés voltado para dentro e rodado para cima) e nos perguntou se queríamos que engessasse já naquele dia, não queríamos perder nem mais um minuto,então engessaram suas duas perninhas,as trocas seriam feitas semanalmente, todas as quartas-feiras, na primeira troca retiramos ainda em casa, só pelo fato dele ainda ter que fazer o teste do pezinho, daí retiramos na terça e o levamos pra fazer o teste, e na quarta-feira para colocação do novo gesso. O Teo estranhou um pouco aquele peso repentino em suas perninhas, mas logo acostumou. Acreditamos que ele achava que fosse uma roupa, pois chorava quando tiravam dele. A correção era vista a cada troca do gesso. O pezinho do nosso bebê era conduzido para a posição normal pelas mãos do querido Dr. Gleiser Lemos e era muito emocionante presenciar este processo. É um tratamento que deve ser seguido exatamente da maneira que o doutor orientar.

    Em casa, precisamos ter cuidados em não molhar o gesso, não sujar com fezes ou urina. Embora pareça muito complicado, pois o gesso cobre toda a perninha, era muito simples. A higiene era feita através de lenços umedecidos, cremes anti-assaduras, hidratantes. Eu costumava levar um hidratante para passar a cada troca do gesso, pois como a pele era muito sensível, ficava toda ressecada. Após cinco semanas, chegou o dia da tenotomia, feita no Hospital Sarah, internamos dia 29/02/2012 e tivemos alta dia 02/03/2012, com anestesia local, pomada. Acreditem um furinho, que nem ponto levou... Então foi colocado o último gesso sem nenhum problema, usado por 3 semanas seguidas,retirado dia 21/03/2012. No total foram 9 semanas com gesso, desde o primeiro até o último após a cirurgia no dia de sua retirada.

    Hoje o Teodoro está com dois meses e seis dias.com a recomendação de uso de uma tala apenas para posicionar o pé no crescimento e terminado o tratamento com o gesso, Graças a Deus. O que virão agora são acompanhamentos periódicos sobre a permanência do sucesso do tratamento, se Deus quiser.

    caso queira contato comigo: thessiafelicio@gmail.com
    moro na Samambaia DF

    ResponderExcluir
  12. oi estou pasando por isso meu sobrinho nasceu com pes e mauzinha bilateral quano minha irma tiver comdiçoes vou mostrar sua liçao de vida para ela deus te abençoe senpre

    ResponderExcluir
  13. estou gravida e a ecografia mostrou que meu filho vai nascer com pé torto bilateral e eu estava muito triste, mas as fotos do Davi e o comentário da thessia me animaram muito e agora sei que meu filho vai ficar bom rapidinho também. Que Deus abençoe todas nós e aos nossos bebes nessa luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, como tem sido sua luta? Que o Senhor abençoe e guarde vcs.... bjs

      Excluir
  14. oi estou passando pela mesma situaçao,do DAVI,meu filho nasceu com pés congenitos bilateral,ele ja tem um mes e meio,mas não começou o tratamento pq ele ele esta na lista de espera,estou confiante em DEUS ele vai dar a vitória em nome de JESUS,COMO ESTA DANDO PRO DAVI.

    ResponderExcluir
  15. Orem por mim, o médico supeitou ontem na morfológica, desde então me abati e chorei muito...espero que DEUS me dê forças para suportar a tristeza que estou sentindo

    Deus abençoe vcs

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia meu nome e Michelle nessa semana descobrir através de ultra-som que meu bebê tbem tem os pés tortos o meu menino se chama Davi tbem e fico muito feliz de ver que tem tratamento e cura .A médica descobriu que seus rins estão um pouco dilatados mais e comum em meninos e ela disse que até o final da gestação pode voltar ao normal.A médica tbem disse que os pés pode está associadas a outras anomalias eu não recebo isto para a vida do meu Davi. Desde de quinta- feira não paro de chorar sou cristão creio no pode de Deus para cura sei que tudo isso vai passar e quando meu bebê nascer surpreendera os médicos com o milagre de Deus fará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor Michele. O senhor Deus sempre está ao nosso lado. Espero mesmo que tenha dado tudo certo. mande-nos notícias!!!!

      Excluir
  17. Olá mãe, meu filho tb esta com esse problema, estou fazendo todo o pre-natal pelo HUB e a medica que constatou durante a ecografia, indicou o Dr. Davi Haje, medico especialista neste caso no Hospital de Base, gostaria de saber onde esta fazendo o tratamento do seu filho, pois vou colocá-lo como meu dependente.
    Att. Davi Campos de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem? Meu reizinho iria fazer o tratamento com o Dr. Davi Haje, mas no /hospital de Base a fila de espera era enormeeee e não deu certo. Mas como Deus é perfeito, abriu as portas do Hospital Sarah p/ nós. Iria te falar p tentar lá, mas como ñ tive mais como entrar no blog..estou te respondendo com muito atraso e peço desculpas por isso. Meu reizinho nasceu com mais 8 más-formações e ñ tem sido fácil, mas tem sido tudo muito lindo e abençoado. Abração

      Excluir
  18. Olá, constatamos durante a gestação, gostaria de saber onde vc fez o tratamento, pois vou colocá-lo no meu plano de saúde, pois quero tratar assim que ele nascer, por favor entre em contato no email davicsnin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te escrevi no e-mail com muitosss meses de atraso. Perdão por ñ ter visto antes. Quase não tenho vindo aqui.

      Excluir
  19. Oi Débora, sou sua amiga no Orkut e confesso que sempre pensei na sua barriguinha e olha hoje foi para mim uma grande surpresa saber que Davi está bem e forte!Tenho certeza que Deus fará aos pouquinhos a melhora dele para não doer muito nesse lindo anjinho!Depois mamãe, segura porque ele vai correr muito mesmo!!!Deus abençoe vocês e seu anjinho lindo Davi!

    ResponderExcluir
  20. oi meu nome Tais tenho uma filha chamada Jhennifer de quatro anos q nasceu com pe torto congenito e sei o quanto e dificil olharmos para um filho ao nascer e nao saber como sera dali em diante pensei que talvez nunca iria ver a minha filha andar,mas hoje ela anda corre e faz tudo como qualquer outra criança.Deus faz a parte dele mas o principal é fazermos a nossa e sempre seguir as orientação do medico

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!! Vi seu blog no Google, e fiquei curiosa!!! Meu filho hoje com 7 anos nasceu com PTC bilateral, foi tratado pelo método ponseti, atualmente está de alta médica, seus pés estão perfeitos, tem uma vida normal, corre, anda, pula, e não precisou de cirurgia! Temos um grupo no yahoo caso tenha interesse, para tirar duvidas e participar, tb temos hoje uma Ong, justamente criada por pais que tem filhos que nasceu com PTC : www.petorto.com.br , www.primeiropasso.org , grupo no Yahoo :http://br.groups.yahoo.com/group/petorto/

    Abraços

    Nana

    ResponderExcluir
  22. meu primeiro sobrinho ainda vai nascer arthur tambem com esse probleminha estou tao sentida pois e meu primeiro sobrinho . d=DEUS nos ajudem por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor..tudo bem?
      Me escreva p/ conversarmos.
      ffmatematica@hotmail.com
      Espero q esteja tudo bem.Seu sobrinho já deve ter nascido, né? Veja se ñ tem um Hospital Sarha em sua região. Deus sempre olha por nós. Muitas bençãos sobre vcs...

      Excluir
  23. meu primeiro sobrinho ainda vai nascer arthur tambem com esse probleminha estou tao sentida pois e meu primeiro sobrinho . d=DEUS nos ajudem por favor .

    ResponderExcluir
  24. Meu filho tbm nasceu com PTC mais atingido no pé esquerdo, o direito ja ficou bom so com as trocas de gesso mas o esquerdo insiste em ficar um pouco torto. Eu pesquisei na net o tratamento do PTC e todos mim mostram q tem q ingessar ate a coxa do bebe o tratamento do meu filho não foi assim o Dr. ingessou o pé ate pouco abaixo do joelho dele agora não sei se esta certo pois aqui na minha cidade é meio complicado falta profissional com conhecimentos maiores no assunto, mas o Dr. disse q o tratamento do PTC tbm é feito dessa forma. vou levar meu filho p outra cidade p verificar se esta sendo feito o tratamento correto, pois estou preocupada com isso.No começo qndo descobri o PTC eu chorava e mim culpava pelo fato, tinha tanta vontade de comprar sapatinhos bonitos p ele e não posso pois ele só fica com o gesso, pior as pessoas ficam olhando diferentes p ele ja mim perguntaram ate se eu tinha deixado ele cair, eu ainda fico contrariada pelo fato mas estou mais conformada sei q existem problemas piores e sem cura então peço a Deus todos os dias q nós ajude a superar e vencer a cada dia.

    ResponderExcluir
  25. Meu filho tbm nasceu com PTC mas o tratamento dele foi diferente o Dr. não ingessou ate a coxa e sim ate abaixo dos joelhos, tenho medo do tratamento do meu filho esta sendo feito errado por isso vou leva-lo a outra cidade p poder ter a opinião de um especialista ja q na minha cidade não tem um especialista nesse assunto. Foi muito dificil aceitar no começo eu mim culpava muito e chorava sempre as escondidas ainda tenho aqueles dias em que eu olho p ele e choro mas já estou mais conformada pois sei q tem coisas piores e q pelo menos tem um tratamento. Peço a Deus todos os dias que nos ajude a superar e vencer essa anomalia.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!!!!
    Lendo todas essas manifestações, não pude deixar de, brevemente, imprimir meu relato a todas vocês.
    Tenho um filho, João Gabriel, que mês que vem completará 3 anos...quando descobri na US morfológica que o meu primeiro filho tinha Pé torto congênito bilateral. Saí da clínica sem chão, nem sabia que problema era esse, nunca tinha escutado nada a respeito. Meu esposo que na época morava em outro município, ficou desesperado, longe de nós, sem entender o que estava acontecendo. E quando eu falava, algumas pessoas diziam: é tranquilo, isso aconteceu pq ele ficou apertado no útero...ninguém entendia a minha angústia...
    Graças a Deus encontrei médicos comprometidos com a profissão e ungidos por Deus. Antes do parto eu já sabia como seria todo o tratamento, e assim foi.
    Com apenas 5 dias ele já estava com o gesso, e faço a mesma recomendação, cuidem com a higiene, que não é difícil, mas presenciei bebês que atrasaram o tratamento por descuido da mãe.
    Tirávamos o gesso em casa, por opção...e no mesmo dia já colocava, e com um pouco mais de mês ele fez a cirurgia (muito tranquila, o ruim é o jejum).
    Depois do gesso veio a bota, chamada de Férula de Dênis Braum, com um ferro no meio para "segurar as pernas". O João usa todos os dias, até os 4 anos.
    Dizer que não foi sofrido não posso, pois são nossos pequenos..sofremos muito sim, eu me perguntava pq comigo?? O que eu fiz?? Até que um dia assisti uma reportagem no dia das mães, onde haviam relatos de mães com filhos deficientes, situações graves...com toda sinceridade, eu pedi desculpas para Deus e a partir daquele dia, toda vez que tenho que colocar a bota, eu simpesmente agradeço a Deus por ser apenas o Pé Torto... meu filho é mt tranquilo, desde de bebezinho, ele dorme bastante, mesmo com a bota, no berçário todas as tias já sabem da importância de dormir com a bota, ele não se incomoda, até brinca, que está grandão com a bota....
    E sempre mentalizo..com 4 anos acabou!!!!! Passa muito rápido.
    Um conselho: não escondam o filho de vcs,qdo vinham me perguntar eu respondia com naturalidade. E todos da família foram avisados, agir com naturalidade, nada de coitadinho, aí que dózinha dele..eu não deixava, dava uma de chata mesmo, acho que por isso o tratamento é tão natural para o meu filho.
    Estou à disposição de qualquer mãe ou pai que queira tirar dúvidas..passei por td que irão passar e hj sei que valeu a pena o esforço!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia!!!!
    Lendo todas essas manifestações, não pude deixar de, brevemente, imprimir meu relato a todas vocês.
    Tenho um filho, João Gabriel, que mês que vem completará 3 anos...quando descobri na US morfológica que o meu primeiro filho tinha Pé torto congênito bilateral. Saí da clínica sem chão, nem sabia que problema era esse, nunca tinha escutado nada a respeito. Meu esposo que na época morava em outro município, ficou desesperado, longe de nós, sem entender o que estava acontecendo. E quando eu falava, algumas pessoas diziam: é tranquilo, isso aconteceu pq ele ficou apertado no útero...ninguém entendia a minha angústia...
    Graças a Deus encontrei médicos comprometidos com a profissão e ungidos por Deus. Antes do parto eu já sabia como seria todo o tratamento, e assim foi.
    Com apenas 5 dias ele já estava com o gesso, e faço a mesma recomendação, cuidem com a higiene, que não é difícil, mas presenciei bebês que atrasaram o tratamento por descuido da mãe.
    Tirávamos o gesso em casa, por opção...e no mesmo dia já colocava, e com um pouco mais de mês ele fez a cirurgia (muito tranquila, o ruim é o jejum).
    Depois do gesso veio a bota, chamada de Férula de Dênis Braum, com um ferro no meio para "segurar as pernas". O João usa todos os dias, até os 4 anos.
    Dizer que não foi sofrido não posso, pois são nossos pequenos..sofremos muito sim, eu me perguntava pq comigo?? O que eu fiz?? Até que um dia assisti uma reportagem no dia das mães, onde haviam relatos de mães com filhos deficientes, situações graves...com toda sinceridade, eu pedi desculpas para Deus e a partir daquele dia, toda vez que tenho que colocar a bota, eu simpesmente agradeço a Deus por ser apenas o Pé Torto... meu filho é mt tranquilo, desde de bebezinho, ele dorme bastante, mesmo com a bota, no berçário todas as tias já sabem da importância de dormir com a bota, ele não se incomoda, até brinca, que está grandão com a bota....
    E sempre mentalizo..com 4 anos acabou!!!!! Passa muito rápido.
    Um conselho: não escondam o filho de vcs,qdo vinham me perguntar eu respondia com naturalidade. E todos da família foram avisados, agir com naturalidade, nada de coitadinho, aí que dózinha dele..eu não deixava, dava uma de chata mesmo, acho que por isso o tratamento é tão natural para o meu filho.
    Estou à disposição de qualquer mãe ou pai que queira tirar dúvidas..passei por td que irão passar e hj sei que valeu a pena o esforço!

    ResponderExcluir
  28. Olá, meu nome é Kátia e acabei de pegar o resultado do Morfologico, e minha bb que está com apenas 23 semanas, está com o mesmo problema...Mas fiquei muito feliz com a história do Davi, e com os depoimentos que li. Tenho certeza que Deus não vai me abandonar e que tudo vai dar certo...Apesar da tristeza que estou sentindo que é muito grande...Mais tenho muita fé, que tudo vai dar certo!!! Voltarei, para contar a minha vitória, em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  29. eu teno na familia um tio de meu pai que tem esse problema e minha sobrinha está grávida e na ultra som deu que a filkhinha dela tem o mesmo problema.Gostaria de entrar em contato.

    ResponderExcluir
  30. Queria entrar em contato com você pra saber sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... Pena q vc está como anônimo.... mas meu e-mail é ffmatematica@hotmail.com.
      Me escreva p/ conversarmos. abração!
      Déborah

      Excluir
  31. Bom dia, recebi o resultado do meu Morfologico, e foi constatado que minha bb, tem o mesmo problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor.... Deus abençoe e te dê forças p/ enfrentar qq dificuldade.
      Meu e-mail é ffmatematica@hotmail.com... Me escreva p/ conversarmos... eu te ajudarei no que puder.... Principalmente com palavras e orações. bjs e força flor!!!!

      Excluir