Tenho lido vários livros e documentários que estão me ajudando e dando um direcionamento.
Mas todo mundo pode aumentar sua efetividade nos estudos e na realização de provas se empregar algumas técnicas simples, e de fato estar motivado para otimizar seus esforços e obter o melhor retorno.
Como estudar - a preparação para o concurso ou prova
Aplique as dicas abaixo, adaptando-as à sua realidade:
Analise seus resultados de provas anteriores.
Seus resultados são uma excelente fonte de dados para análise. Veja o que há em comum entre as circunstâncias dos testes em que você se deu bem, procure razões em comum para os seus maus resultados passados, e use estes dados para identificar quais as condições ideais que você deve repetir, e quais os problemas que deve se concentrar em evitar. Alguns são óbvios: você tenderá a perceber que foi melhor em provas sobre assuntos que você domina, e que foi mal em provas para as quais não se preparou. Mas o importante é identificar os fatores menos óbvios: dormir bem na noite anterior ajuda, ou você vai melhor quando estuda a noite toda? Estudar em grupo melhora ou piora seus resultados? A resposta varia para cada pessoa, mas mesmo assim pouca gente de fato analisa os dados, e se guia apenas por impressões.
A preparação não é tudo. Você precisa se dedicar também durante a execução. Não seja mais um a se dar mal por causa dos erros mais básicos!
Leia ou ouça as instruções antes de começar.
Se houver tempo, leia a prova inteira antes de começar. Faça breves anotações sobre as palavras-chave de cada resposta, ou o que você consegue lembrar sem esforço neste momento, quando você ainda não “contraiu” sua mente para dar atenção exclusiva à composição de respostas específicas. Lembre-se de quantas vezes você encontrou a faísca que faltava para alguma de suas respostas ao ler uma pergunta posterior da mesma prova.
Responda primeiro as questões rápidas e que você tem certeza. Acumule pontos e auto-confiança respondendo primeiro a parte fácil. Se você leu a prova inteira antes, terá uma vantagem adicional: enquanto está respondendo as fáceis e se adaptando ao vocabulário e arcabouço mental das respostas, seu subconsciente estará fazendo associações e buscas sobre as respostas das questões difíceis. Sempre que tiver um “estalo” sobre elas, anote imediatamente na margem ou em um rascunho, para não ter de se esforçar para memorizar, nem correr o risco de perder.
Reveja antes de entregar.
E o mais importante: mantenha a atenção e o foco.
Livros e apostilas são riquezas????
Mais dicas importantíssimas:
É absolutamente importante ter uma visão do conjunto da matéria a ser estudada. Ou seja é essencial que o candidato reúna todo o material que tem disponível para ter uma boa noção e poder começar a se organizar.
Isso pode evitar que o candidato se inscreva em um concurso que contenha alguma matéria com a qual tenha incompatibilidade como por exemplo Matemática, Contabilidade…
Absolutamente certo de que a matéria é apreensível, o candidato já pode se inscrever no concurso e se preparar para começar a estudar.
Ou seja o que faz perder a barriga é o exercício, não o produto, mas você adquire o produto porque é mais fácil acreditar que o fazendo passará a exercitar-se e, assim, perderá a barriga.
Portanto fique atento a esta grande dica: ESTUDE. Sempre, ainda que por alguns minutos ou horas, mas estude.
Mas cuidado. Muitas vezes gostamos de estudar. Adoramos estudar. E exatamente por esta paixão escolhemos a carreira. Assim quem gosta muito de Direito do Trabalho quer ser juiz trabalhista, quem gosta de Direito Penal, promotor, e quem se sente atraído por Direito Administrativo quer ser Juiz Federal.
Todavia por se inclinar por esta matéria, muitas vezes de fato importante para a carreira escolhida, o candidato acaba se concentrando nos estudos desta matéria, esquecendo ou deixando de lado outras matéria que, embora não tão importantes, tem peso significativo para a avaliação.
Aliás muitas vezes se pode verificar que candidatos que gabaritam em alguma disciplina acabam ficando abaixo da média em outras, de menor importância, mas que, por igual os elimina.
Portando daí a outra dica: VARIE. Organize seu tempo dividindo-o entre todas as matéria, como em um curso. Ou seja estabeleça dias e horários para cada estudo e se não puder estudar nos dias designados passe adiante, tomando o cuidado de reservar um dia para rever as matérias puladas.
Conseguindo ser suficientemente organizado você pode estudar e passar para qualquer concurso sem qualquer ajuda.
Espero que tirem proveito desse post. Bjks!!! E bons estudos!!!
Déborah,fiquei super feliz em receber sua visita no meu outro Blog.É uma maravilha este mundinho encantado dos Blogs, onde temos oportunidade de ter contato com pessoas tão encantadoras quanto você.Quanto aos seus elogios sobre meus trabalhos, me deixam bastante honrada, já que estão vindo de uma pessoa de altíssimo bom gosto, que é você.Você tem uma luz que é perceptível mesmo do outro lado da telinha.Sua sobrinha tem muita sorte por ter uma tia tão dedicada.Beijos, minha querida, que sua semana seja abençoada por Deus!!!
ResponderExcluirPARABENS PELO BLOG GOSTEI
ResponderExcluirVC PARECE SER UMA PESSOA MUITO APAIXONADA SRSR
TDO DI BOM ''
BJAOO
Nossaaaa q massa encontrar isso aqui viu.....eu to vivendo esse momento agora....tb sou professor, mas de matematica e estou me preparando para tão disputado concurso do estado no Ceará.....ta brabo ó.....to me dedicando muito e ler sobre isso aqui foi bem interessante....Grato pelo texto
ResponderExcluirOi Débora! Tudo na paz de Deus? Muito bacana esse seu texto. Me identifiquei demais com ele até por conta de estar vivenciando este momento que você descreveu (também sou professor - História). Pretendo ingressar no funcionalismo puúblico e to me matando de estudar!!! rs rs rs Li atentemante as dicas do site que você postou. Levarei bem a sério viu?
ResponderExcluirBeijos e parabéns pelo blog. Muito bacana mesmo.
Rui
http://virgomundo.blogspot.com/